Publicações

terça-feira, 4 de junho de 2013

OFICINA DE ATLETISMO - Corridas, Saltos e Arremessos 2013


DEFINIÇÃO
HISTÓRIA
REGRAS
OBJETIVO
OBJETOS
CURIOSIDADES
IMAGENS
VÍDEOS
INCLUSÃO NO ESPORTE












Afp.com (Vídeo Youtube)

Atividade Teórica Interdisciplinar para o aluno determinar o ponto de saída de cada uma das provas de corridas do Atletismo (velocidade, meio fundo e fundo), logicamente sabendo que, as chegadas das provas são num mesmo ponto. Ainda, se possível, indicar o número de voltas nas provas de meio fundo e fundo.
Corrida de 100 m
Corrida de 200 m
Corrida de 400 m
Corrida de 800 m
Corrida de 1500 m
Corrida de 3000 m
Corrida de 5000 m
Corrida de 10000 m
Corrida de 100 m com barreiras
Corrida de 110 m com barreiras
Corrida de 400 m com barreiras
Corrida de Revezamento 4 x 100 m
Corrida de Revezamento 4 x 400 m




DVD: ATIVIDADES RECREATIVAS PARA O APRENDIZADO DO ATLETISMO NA ESCOLA.
Autor: Marcelo Freitas.
Editora: Sprint.



Os DVDs desta coleção objetivam fornecer recursos didáticos que favoreçam despertar o interesse de crianças e jovens para a prática das modalidades envolvidas. Por meio de atividades recreativas baseadas nos fundamentos de cada esporte, o professor estará apto a trabalhar cm a metodologia dos jogos, utilizando-se principalmente o conceito global do jogo esportivo e favorecendo a cooperação nos alunos.


Os Vencedores do trabalho sobre as provas de Atletismo. A atividade consistia em o aluno determinar o ponto de saída de cada uma das provas de corridas (velocidade, meio fundo e fundo), logicamente sabendo que, as chegadas das provas são num mesmo ponto. Ainda, se possível, indicar o numero de voltas nas provas de meio fundo e fundo.
WELLER, STEFANY, VINÍCIUS E FABIANO.


CORRIDA DE 100 m
CORRIDA DE 200 m
CORRIDA DE 400 m
CORRIDA DE 800 m

CORRIDA DE 1500 m


CORRIDA DE 3000 m
REVEZAMENTO 4 X 400 m
REVEZAMENTO 4 X 100 m
REVEZAMENTO 4 X 100 m
REVEZAMENTO 4 X 400 m
REVEZAMENTO 4 X 400 m
REVEZAMENTO 4 X 100 m
REVEZAMENTO 4 X 400 m
100 m com BARREIRAS
100 m com BARREIRAS
110 m com BARREIRAS
110 m com BARREIRAS
110 m com BARREIRAS
110 m com BARREIRAS
110 m com BARREIRAS
110 m com BARREIRAS
110 m com BARREIRAS
400 m com BARREIRAS
400 m com BARREIRAS


A Aluna Vitoria (esquerda) foi a Vencedora das Corridas de 100 m e 200 m.
O Aluno Gustavo (centro) foi o Vencedor das Corridas de 100 m e 200 m.
Os Alunos Rafael, Victor, Diego e Gabriel foram os vencedores da corrida de 4 X 100 m








O Aluno Marcus Vinicius (esquerda) 2 Lugar na Corrida de 110 m com Barreiras. O amigo Fabio (direita) fazendo a entrega da Medalha.
O Aluno Fabiano (esquerda) foi o Vencedor da Corrida de 110 m com Barreiras. O amigo Weric (direita) fazendo a entrega da Medalha.
O Aluno Fabiano (esquerda) foi o Vencedor da Corrida de 110 m com Barreiras.


A Aluna Isadora (direita)  2 Lugar na Corrida de 100 m com Barreiras. O amigo Lucas (esquerda) fazendo a entrega da Medalha.

A Aluna Isadora 2 Lugar na Corrida de 100 m com Barreiras.
A Aluna Victoria (esquerda) foi a Vencedora da Corrida de 100 m com Barreiras. O amigo Marcus Vinicius (direita) fazendo a entrega da Medalha.
A Aluna Victoria foi a Vencedora da Corrida de 100 m com Barreiras.


100 m

200 m




Um comentário:

  1. O atletismo na escola. Uma perspectiva pedagógica na Educação Física

    El atletismo en la escuela. Una perspectiva pedagógica en la Educación Física

    Athletics in school. A pedagogical perspective in Physical Education



    Licenciatura Plena e Bacharel em Educação Física – Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
    Aperfeiçoamento em Proposta Curricular e Metodologias na
    Educação Integral – Universidade Federal de Viçosa (UFV)
    Pós-Graduação em Treinamento Desportivo – Universidade Federal de Viçosa (UFV)
    Pós-Graduação em Atividades Motoras para Promoção da Saúde e
    Qualidade de Vida – Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
    Pós-Graduação em Atividade Física e Saúde – Universidade Federal
    do Paraná (UFPR); Mestrado em Ciências da Educação Física
    do Esporte e do Lazer – Universidade de Matanzas (UCCFD)
    Rodrigo Mendes Costa
    rodrigo.m.c10@gmail.com
    (Brasil)






    Resumo
    O presente trabalho visa relatar uma prática pedagógica sobre o atletismo, com ênfase nos aspectos lúdicos e educativos, na Escola Estadual Maria Augusta Silva Araújo, da cidade de Muriaé - MG, particularmente desenvolvido com os alunos do 6° ao 9°ano do Ensino Fundamental, do Projeto de Educação em Tempo Integral, entre os meses de março e dezembro de 2013. O objetivo foi identificar as principais características do atletismo e, especificamente distinguir os conceitos, citar e vivenciar as provas existentes, estabelecer uma prática de acordo com a realidade escolar e reconhecer o papel do esporte na atualidade.
    Unitermos: Esporte. Atletismo. Educação Física Escolar.

    Abstract
    This paper describes a pedagogical practice of athletics, with emphasis on recreational and educational activities in the State School Maria Augusta Silva Araújo, in the city of Muriaé, MG, Brazil, developed with students from the 6th to the 9th year of elementary school from the Full Time Education Project (Projeto de Educação em Tempo Integral), during the months of March and December, 2013. The objective was to identify the main features of athletics and, specifically, to distinguish the concepts, state and experience the existing types, to establish a practice in accordance with the school reality and recognize the role of sport today.
    Keywords: Sports. Athletics. School Physical education.

    Trabalho desenvolvido na oficina de esportes do Projeto de Educação em Tempo Integral.

    Recepção: 23/10/2015 - Aceitação: 08/12/2015


    EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 20, Nº 211, Diciembre de 2015. http://www.efdeportes.com/

    ResponderExcluir