DEFINIÇÃO
HISTÓRIA
REGRAS
OBJETIVO
OBJETOS
CURIOSIDADES
IMAGENS
VÍDEOS
|
Afp.com (Vídeo Youtube)
Ginástica Artística:
Atividades recreativas adaptadas para trabalhar o equilíbrio, a coordenação e a força.
Materiais: Colchonetes,
cones, cavaletes, cordas, e trave do gol.
|
A ginástica na escola. Uma perspectiva pedagógica na Educação Física
ResponderExcluirLa gimnasia en la escuela. Una perspectiva pedagógica en la Educación Física
Gymnastics in school. A pedagogical perspective in Physical Education
Licenciatura Plena e Bacharel em Educação Física. Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Aperfeiçoamento em Proposta Curricular e Metodologias na Educação Integral. Universidade Federal
de Viçosa (UFV). Pós-Graduação em Treinamento Desportivo, UFV. Pós-Graduação em Atividades
Motoras para Promoção da Saúde e Qualidade de Vida, UFJF. Pós-Graduação em Atividade Física
e Saúde. Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestrado em Ciências da Educação Física,
do Esporte e do Lazer. Universidade de Matanzas (UCCFD), Cuba
Rodrigo Mendes Costa
rodrigo.m.c10@gmail.com
(Brasil)
Resumo
O presente trabalho visa relatar uma prática pedagógica sobre a ginástica, com ênfase nos aspectos lúdicos e educativos, na Escola Estadual Maria Augusta Silva Araújo, da cidade de Muriaé - MG, particularmente desenvolvido com os alunos do 1° ao 5°ano do Ensino Fundamental, do Projeto de Educação em Tempo Integral, durante os meses de junho e agosto de 2013. O objetivo foi identificar as principais características da ginástica e, especificamente distinguir os conceitos, citar e vivenciar as modalidades existentes, estabelecer uma prática de acordo com a realidade escolar e reconhecer o papel do esporte na sociedade atual.
Unitermos: Esporte. Ginástica Artística. Ginástica de trampolim. Ginástica Rítmica Desportiva. Educação Física Escolar.
Abstract
This paper describes a pedagogical practice about gymnastics, with an emphasis on the recreational and educational aspects in the State School Maria Augusta Silva Araújo, in the city of Muriaé, MG, Brazil, developed with students from the 6th to the 9th year of elementary school from the Full Time Education Project (Projeto de Educação em Tempo Integral), during the months of June and August, 2013. The objective was to identify the main features of gymnastics and, specifically, to distinguish the concepts, state and experience the existing types, to establish a practice in accordance with the school reality and recognize the role of sports in today's society.
Keywords: Sports. Artistic gymnastics. Trampoline Gymnastic. Rhythmic gymnastics. School Physical Education.
Trabalho desenvolvido na oficina de esportes do Projeto de Educação em Tempo Integral.
Recepção: 23/10/2015 - Aceitação: 11/02/2016
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 20, Nº 214, Marzo de 2016. http://www.efdeportes.com/