Vencedores da Atividade Interdisciplinar de Educação Física e
Matemática, a partir dos resultados do trabalho de observação do lixo pelas
ruas do bairro Santa Terezinha. A Atividade constava em responder mais rápido e
certo, os resultados de contas de adição e subtração dos valores totais do lixo
descritos abaixo:
Plástico = 334
Vidros = 153
Metais = 100
Papel = 56
1-QUAL É A SOMA TOTAL DE LIXO OBSERVADO?
R. 643 – objetos (Fabiano)
334
153
100
056
643
2-QUAL É A SOMA TOTAL DE PLÁSTICO E
VIDROS?
R. 487 – objetos (Fabiano)
334
153
487
3-QUAL É A SOMA TOTAL DE PLÁSTICO,
METAIS E PAPEL?
R. 490 – objetos (Jaiane)
334
100
056
490
4-RETIRANDO DO TOTAL DE LIXO OBSERVADO, O
VALOR DE VIDROS, QUAL É O RESULTADO?
R. 490 – objetos (Weric)
643
153
490
5-RETIRANDO DE MIL O TOTAL DE LIXO
OBSERVADO, O VALOR ENCONTRADO É?
R. 357 – objetos (Weller)
1000
643
357
6-QUAL É A SOMA DE METAIS E PAPEL?
R. 156 – objetos (Weller)
100
056
156
|
Prática pedagógica ambiental na escola. A sustentabilidade, o ecoturismo e os esportes de aventura na Educação Física.
ResponderExcluirPráctica pedagógica ambiental en la escuela. La sustentabilidad, el ecoturismo y los deportes de aventura en la Educación Física.
Environmental teaching practice at school. Sustainability, eco-tourism and adventure sports in Physical Education.
Licenciatura Plena e Bacharel em Educação Física. Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Aperfeiçoamento em Proposta Curricular e Metodologias na Educação
Integral – Universidade Federal de Viçosa (UFV). Pós-Graduação em Treinamento
Desportivo – Universidade Federal de Viçosa (UFV). Pós-Graduação em Atividades Motoras
para Promoção da Saúde e Qualidade de Vida – Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Pós-Graduação em Atividade Física e Saúde – Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Mestrado em Ciências da Educação Física, Esporte e Recreação – Universidade de Matanzas (UCCFD)
Rodrigo Mendes Costa
rodrigo.m.c10@gmail.com
(Brasil)
Resumo
O presente trabalho visa relatar uma prática pedagógica sobre o meio ambiente, com ênfase na sustentabilidade, no ecoturismo e nos esportes de aventura, na Escola Estadual Maria Augusta Silva Araújo, da cidade de Muriaé - MG, particularmente desenvolvido com os alunos do 6° ao 9°ano do Ensino Fundamental, do Projeto de Educação em Tempo Integral, durante o mês de junho de 2013. O objetivo foi relatar as principais questões ambientais e, especificamente mostrar os aspectos associados à sustentabilidade, ao ecoturismo e os esportes de aventura, assim como, citar e relacionar os conhecimentos a respeito de atitudes e de hábitos conscientes no meio em que vivem.
Unitermos: Meio ambiente. Sustentabilidade. Ecoturismo. Esportes de Aventura. Educação Física Escolar.
Abstract
This paper describes a pedagogical practice about the environment with emphasis on sustainability, ecotourism and extreme sports in the State School Maria Augusta Silva Araujo, in the city of Muriae, MG, Brazil, developed with students from the 6th to the 9th year of elementary school from the Full Time Education Project (Projeto de Educação em Tempo Integral), during the month of June, 2013. The objective was to report the main environmental issues and, specifically, to show the aspects of sustainability, ecotourism and extreme sports, as well as name and relate the knowledge about conscious attitudes and habits where they live.
Keywords: Environment. Sustainability. Ecotourism. Extreme sports. School physical education.
Trabalho desenvolvido na oficina de formação cidadã – temas transversais do Projeto de Educação em Tempo Integral
Recepção: 03/03/2015 - Aceitação: 17/04/2015
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires - Año 20 - Nº 204 - Mayo de 2015. http://www.efdeportes.com/