Publicações

terça-feira, 9 de setembro de 2014

PROETI 6° AO 9° ANO - O FUTEBOL DE FORMA LÚDICA

O  FUTEBOL DE FORMA LÚDICA

RODRIGO MENDES COSTA
ESCOLA ESTADUAL MARIA AUGUSTA SILVA ARAÚJO
23° SRE – MURIAÉ - MG

CONTEXTUALIZAÇÃO

A pratica lúdica é um momento de prazer entre as crianças. Segundo Brougère (1997), no universo lúdico tudo pode divertir e ser divertido, transforma-se em brinquedo ou brincadeira. Para Ferreira e Valdéz (2005), através do ato de brincar, a criança pode satisfazer o seu desejo de ordem afetiva relacionada à estima.  Na periferia, como a que a escola está inserida, esse tipo de atividade recreativa, pode ser inserida para fortalecer o desenvolvimento afetivo-social entre as crianças.

MOTIVAÇÃO PEDAGÓGICA

Buscar o desenvolvimento integral dos alunos ̶ pautado nos documentos escolares, e previsto no planejamento de Educação Física  ̶  aliado à proximidade de realização da Copa do Mundo de Futebol  no  Brasil.

CARACTERIZAÇÃO DA PRÁTICA

As atividades foram desenvolvidas na sala de aula, biblioteca e quadra da escola, nos meses de  outubro e novembro de 2013, na oficina de recreação e lazer – jogos lúdicos e educativos (Jogo de prego, jogos de totó, jogos de botão e jogo de videogame-futebol), com os alunos do Projeto Educação de Tempo Integral , 6° a 9° ano , de ambos os sexos, com idades entre 11 e 14 anos. Assim, foram adotados os seguintes procedimentos metodológicos:
1°-Apresentação teórica sobre a história, origem, evolução, limites e possibilidades de se brincar de futebol;
2°-Realização prática dos diferentes tipos de brinquedos, jogos e brincadeiras de futebol.

  Objetivo Geral:

  Trabalhar o futebol de forma recreativa através de brinquedos, jogos e brincadeiras infantis.

  Objetivos Específicos:

  -Apresentar  aos alunos diferentes formas de se brincar de futebol;
   -Promover a  alegria, a diversão e o entretenimento;
  -Desenvolver a integração, a interação e a socialização.

RESULTADOS OBTIDOS

Foi possível constatar, ao final, um maior envolvimento dos alunos nas atividades recreativas. Isso  demonstra uma elevação dos níveis de satisfação, felicidade e compreensão de outras formas de se brincar de futebol.









3 comentários:

  1. Trabalho Premiado com o 3° lugar na Categoria Pôster PROETI no IV Simpósio de Esporte na Escola - O Ensino de Futebol na Escola em 17-18 de Setembro de 2014 na Cidade de Belo Horizonte-MG.

    ResponderExcluir
  2. Trabalho Selecionado pela 23° SRE Muriaé - MG para Apresentação na Categoria (Pôster) PROETI no IV Simpósio de Esporte na Escola - O Ensino de Futebol na Escola em 17-18 de Setembro de 2014 na Cidade de Belo Horizonte-MG.

    ResponderExcluir
  3. Trabalho Apresentado na 23° SRE Muriaé - MG durante o Encontro de Professores do Projeto Educação em Tempo Integral no dia 26 de Maio de 2014 na Cidade de Muriaé-MG.

    ResponderExcluir