Publicações

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

PROJETO BRINQUEDOS 2009 A 2012

PROJETO  BRINQUEDOS
3 ano Ciclo Inicial de Alfabetização
Escrita, Leitura e Cálculo
Temas Transversais

































3 comentários:

  1. Contextualização: Após alguns anos de avaliação diagnóstica por meio da observação, constatamos a necessidade de resgatar e aprofundar os conhecimentos dos alunos em outro conteúdo da Educação Física que não o jogo ou esporte, muito comum nas escolas e na própria comunidade. Diante do imenso acervo cultural de nosso país e das possibilidades de intervenção na infância ou fase escolar, assumimos o compromisso de modificar este quadro, justificando o papel da Educação Física dentro da escola, a partir de práticas significativas e necessárias aos alunos. A escola fica situada na periferia da cidade de Muriaé-MG, procurando atender especificamente os alunos da comunidade local, com baixa renda familiar e de alto risco social. A escola dispõe de um espaço livre e uma quadra para as aulas de educação física e projetos afins, com diversos tipos de materiais e brinquedos pedagógicos para a aprendizagem dos alunos. Entretanto, os materiais utilizados no projeto foram os próprios brinquedos das crianças.
    Motivação Pedagógica: Com a prática procuramos justificar os atuais caminhos para o sucesso na educação, previstas na proposta pedagógica da escola e da educação física, que é a trabalhar com temas relevantes, diversificados, por meio de projetos interdisciplinares e que contribuam no processo de ensino-aprendizagem e na formação integral dos alunos respeitando suas singularidades e, sobretudo, possam estar de acordo com as exigências da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais (matriz do PROALFA).
    Caracterização da Prática: O objetivo principal desta proposta educativa realizada entre 2009 e 2012 foi a de ampliar o conhecimento dos alunos do 3° ano do ensino fundamental sobre a importância dos brinquedos na vida das crianças. Ressaltamos ainda que, o projeto visava promover a interdisciplinaridade (oralidade, escrita e cálculo); trabalhar os PCN’s por meio dos temas transversais; identificar as características dos diferentes tipos de brinquedos e vivenciar as diversas formas de se brincar com cada tipo de brinquedo, buscando desenvolver a partir daí, os eixos temáticos, os procedimentos psicomotores; os aspectos conceituais cognitivos e as atitudes afetivo-sociais. As etapas de desenvolvimento do projeto foram divididas conforme a seguir: definição do tema, busca dos referenciais teóricos em revistas, jornais, livros, internet, anais de eventos, cursos, programas de TV, filmes e vídeos musicais, explicação detalhada do trabalho (dias, períodos, formas de execução, controle e apresentação), dia do brinquedo na educação física e a exposição final em mural com fotos e materiais utilizados.
    Resultados Obtidos: Ao final constatamos que a prática alcançou os objetivos, e que os alunos puderam a partir de um conhecimento anterior sobre o tema, adquirir competências- autonomia e consciência crítica para atuarem na realidade infantil e social.


    Projeto realizado de 2009 a 2012.

    ResponderExcluir
  2. Rodrigo, PARABÉNS!
    É muito bom ver um trabalho tão sério e dedicado às escolas que vem sofrendo um processo de abandono. Tenho certeza que seus alunos estão ganhando muito e criando novas perspectivas de vida.
    Que muitos outros professores se inspirem no seu trabalho e promovam a mudança que o país precisa. É uma pena o governo não reconhecer isso. Mas como a mudança não se faz com lamento, que Deus de muita força e o inspire cada vez mais para que seus projetos tenham muito sucesso.
    Abraços do amigo, Paulo Márcio.

    ResponderExcluir
  3. RELATO DE EXPERIÊNCIA

    PROJETO BRINQUEDOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA

    Rodrigo Mendes Costa

    RESUMO O presente trabalho visa relatar a experiência aplicada com a introdução do Projeto Brinquedos na Escola Estadual Maria Augusta Silva Araújo, da cidade de Muriaé-MG, especificamente desenvolvido como os alunos do 3°ano do ensino fundamental ciclo inicial de alfabetização, realizado durante o primeiro bimestre de 2009. O intento era ampliar os conhecimentos dos alunos sobre a importância dos brinquedos na realidade infantil, buscando explorar os brinquedos e suas diversas possibilidades, considerando de imediato as vivências no mundo da brincadeira, ou seja, a relação intima das crianças com os brinquedos, para então descobrir e fundamentar nossas idéias com uma gama de fontes sobre o assunto. Apresentamos os brinquedos como um instrumento para o desenvolvimento infantil com funções ludo-educativas. Destacamos não apenas a importância dos brinquedos, mas a sua função, a implicação no desenvolvimento infantil e sua contribuição com a práxis do professor de Educação Física no processo de ensino e aprendizagem. Para isso, organizamos um questionário com perguntas direcionadas a qualquer tipo de brinquedo, com a finalidade de gerar nos alunos através da escrita e oralidade, a criticidade e a autonomia necessárias para construção e ampliação de sua cidadania, enquanto indivíduos presente numa comunidade e na sociedade em geral. Observamos como resultado, que os alunos adquiriram os conhecimentos imprescindíveis sobre o universo dos brinquedos e compreenderam seu grande valor na vida familiar, escolar e cultural das crianças. Também, percebemos a necessidade de ampliar futuramente o projeto com novos desafios, apesar da satisfação e alegria das crianças durante todo o percurso percorrido.

    Palavras-chave: Brinquedos, Brincadeiras, Crianças, Educação Física Escolar.

    TOYS FOR THE DESIGN SCHOOL PHYSICAL EDUCATION: REPORT OF EXPERIENCE

    ABSTRACT

    This study reports the applied experience with the introduction of the Project Toys at School State Mari Silva Araújo Augusta, city of Muriaé-MG, specifically developed with the students of 3 year cycle home elementary literacy held during the first bimestre de 2009. The intent was to enlarge the knowledge of students on the importance of toys children actually trying to explore for toys and other possibilities for immediate considering the experiences in the world of the joke, that is, a close relationship children with toys for then discover our ideas and support with a range of sources on the subject. Present toys as a tool for child development with functions edutainment. Not only highlights the importance of toys, but your role, the involvement in child development and its contribution to the practice of teacher of physical education in the teaching and learning. I organized a questionnaire directed to any toy, for the purpose of generating in students through written and oral, criticism, and autonomy necessary for construction and extension of his citizenship while individuals in this community and society in general. Observed as a result that students acquire the knowledge imprescindíveis on the world of toys and understand your great value in family life, and cultural education of children. Also, realize the need for this project enhance the future with new challenges, despite the satisfaction and joy of children throughout the road traveled.

    Keywords: Toys, Jokes, Children, Physical Education.

    Trabalho apresentado no Encontro do Projeto de Professor para Professor - A Educação Física Integrada a Alfabetização, promovido pela 23° SRE/ Muriaé-MG, no dia 18 de junho de 2009.
    Trabalho aceito para apresentação no II Simpósio de Esporte na Escola – Boas Práticas na Educação Física Escolar, realizado em 16 e 17 de novembro de 2009 no UNI-BH, promovido pela SEE/MG, CREF6/MG, UFMG e UNI-BH.

    REVISTA MINEIRA DE EDUCAÇÃO FÍSICA v.20, n.1, p.189-206, 2012.

    ResponderExcluir