Publicações

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

PROJETO ESCOLA VIVA, COMUNIDADE ATIVA - Futsal 2010/2011/2012

OFICINA DE FUTSAL

2012
2012
2012
2012
2012
2012
2012
2012
2012
2012
2012
2012
2012
2012
2012
2012
2012
2012
2012
2012
2012
2012
2012
2012
2012
2012
2012
2012
2012
2012
2012
2012
2012
2012
2012
2012
2012
2012
2012
2012
2012
2012
2012
2012
2012
2012
2012
2012
2012
2012
2012
2012
2012
2012
2012
2012
2012
2012
2012
2012
2012
2012
2012
2012
2012
2012
2011
2011
2011
2011
2011
2011
2011
2011
2011
2011
2011
2011
2011
2011
2011
2011
2011
2011
2011
2011
2011
2011
2011
2011
2011
2011
2011
2011
2011
2011
2011
2011
2011
2011
2011
2011
2011
2011
2011
2011
2011
2011
2011
2011
2011
2011
2011
2011
2011
2011
2011
2011
2011
2011
2011
2011
2011
2011
2011
2011
2011
2011
2011
2010
2010
2010
2010
2010
2010
2010
2010
2010
2010
2010
2010

3 comentários:

  1. Rodrigo, conta um pouco como funciona o projeto.
    Parabéns pelas iniciativas e pelo blog!
    Abraços do amigo, Paulo Márcio.

    ResponderExcluir
  2. Hoje, na escola, o esporte tem função inegável no processo de ensino e aprendizagem não só como conteúdo da educação física, mas também como atividade extraclasse que, por meio da motivação que as crianças demonstram por esta ou por aquela modalidade, possibilita ao professor trabalhar conjuntamente os aspectos técnico-táticos do jogo e as questões sociais, tais como o individualismo, a cooperação, o espírito de grupo, o respeito, a liderança, as críticas, a justiça, etc(VOSER; GIUSTI, 2008). Para os autores, é possível observar a influencia e a participação da escola no processo de adesão do jovem à prática do esporte e da atividade física.
    Justificativa: Estimular no processo de ensino e aprendizagem do futsal, a prática das variações do jogo, o jogo recreativo, o jogo adaptado e outras formas jogadas, pode contribuir significativamente para a autonomia dos alunos.
    Objetivo Geral: Proporcionar a prática esportiva e recreativa através do futsal.
    Objetivo Específico:Contribuir no processo ensino-aprendizagem dos alunos; Contemplar especificamente os jogos adaptados para a prática esportiva e promover conforme Freire (2006), citado por Sales (2011) os princípios básicos para o ensino do futebol na escola, como: a inclusão, a excelência, a ética e o hábito.
    As atividades foram desenvolvidas conforme a seguir: a definição da oficina esportiva no início do ano letivo, a explicação detalhada para os alunos (dias – especificamente aos sábados no horário 8h ás 10hs, o período – março a dezembro, as formas de execução – prática esportiva), o controle – diário e por meio de registro em documento escolar.
    Conclusão: Maior interesse e compreensão dos alunos a respeito dessa modalidade, para além das ações procedimentais, mais especificamente no contexto das dimensões conceituais e atitudinais, para atividades físicas e esportivas desenvolvidas no âmbito escolar.

    ResponderExcluir
  3. Iniciação esportiva de futsal na escola

    Initiation to futsal in school



    Licenciatura Plena e Bacharel em Educação Física – Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
    Aperfeiçoamento em Proposta Curricular e Metodologias na Educação Integral – Universidade Federal
    de Viçosa (UFV). Pós-Graduação em Treinamento Desportivo – Universidade Federal de Viçosa (UFV)
    Pós-Graduação em Atividades Motoras para Promoção da Saúde e Qualidade de Vida – Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF);
    Pós-Graduação em Atividade Física e Saúde – Universidade Federal
    do Paraná (UFPR); Mestrado em Ciências da Educação Física, do Esporte e do Lazer
    Universidade de Matanzas (UCCFD)
    Rodrigo Mendes Costa
    rodrigo.m.c10@gmail.com
    (Brasil)






    Resumo
    O presente trabalho visa relatar uma prática pedagógica sobre o desporto Futsal, com ênfase nos fatores educativos e recreativos, na Escola Estadual Maria Augusta Silva Araújo, da cidade de Muriaé - MG, particularmente desenvolvido com os alunos do 3° ao 5° ano do Ensino Fundamental, do Projeto Escola Viva Comunidade Ativa, entre os meses de março e dezembro de 2011. O objetivo foi aplicar os principais conhecimentos teóricos e práticos do jogo de Futsal e, especificamente desenvolver as habilidades motoras, praticar os fundamentos técnicos e táticos e organizar um espaço de vivência e convivência, através de brincadeiras e jogos de bola com os pés.
    Unitermos: Iniciação Esportiva. Futsal. Escola. Projeto.

    Abstract
    This paper describes a pedagogical practice about Futsal (indoor soccer), with emphasis on its educational and recreational factors in the State School Maria Augusta Silva Araújo, in the city of Muriaé, MG, Brazil, developed with students from 3rd to 5th years of elementary education from the Live School, Active Community Project (Projeto Escola Viva Comunidade Ativa), between March and December, 2011. The goal was to apply the main theoretical and practical knowledge of Futsal and, specifically, to develop motor skills, practice the technical and tactical fundamentals and organize a space for the coexistence through plays and ball games with the feet.
    Keywords: Sports initiation. Futsal. School. Project.

    Trabalho desenvolvido na oficina de esportes do Projeto Escola Viva, Comunidade Ativa.

    Recepção: 02/03/2015 - Aceitação: 11/08/2015


    EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 20, Nº 210, Noviembre de 2015. http://www.efdeportes.com/

    ResponderExcluir