RENATO MAIA DOS SANTOS E RODRIGO MENDES COSTA ESCOLA ESTADUAL MARIA AUGUSTA SILVA ARAÚJO 23˚ SRE – MURIAÉ
CONTEXTUALIZAÇÃO
A escola deve propiciar às crianças de diferentes grupos sociais, o acesso ao saber; tanto no que diz respeito aos conhecimentos da cultura brasileira no âmbito nacional, regional e local, quanto ao internacional. Por isso, desenvolvemos no ano de 2008 o Projeto Olimpíadas da China. Vale destacar que, a nossa escola fica situada na periferia e atende a alunos com grande vulnerabilidade e risco social.
MOTIVAÇÃO PEDAGÓGICA
A prática pedagógica por meio do desenvolvimento de projetos é uma forma de conceber educação, proporcionando autonomia aos alunos na construção e na organização dos conhecimentos de diferentes áreas do saber, por meio da busca de informações significativas para a compreensão, representação e resolução de uma situação-problema, ou seja, o evento esportivo “Olimpíadas da China - 2008”.
CARACTERIZAÇÃO DA PRÁTICA
Proposta educativa realizada em 2008 com os alunos do 6° ao 9° ano do ensino fundamental, de forma interdisciplinar. As etapas de desenvolvimento do projeto foram divididas conforme a seguir: -A definição do tema no início do ano letivo; -A explicação detalhada do trabalho (o período - 2° bimestre, as formas de execução – aulas teóricas com o uso de textos, pesquisas, fotos, reportagens, filmes, documentários e aulas práticas com desenhos, colagens, maquetes, danças e esportes); -O monitoramento – diário de classe e reuniões pedagógicas; -A culminância foi por meio de exposição artística, cultural e esportiva de particularidades dos jogos olímpicos. Objetivo Geral: Apresentar todo o contexto das Olimpíadas de Pequim – China/ 2008. Objetivo Específico: Proporcionar aos alunos o conhecimento, a compreensão e a vivência de particularidades dos jogos olímpicos e da cultura do país sede - China.
RESULTADOS OBTIDOS
Maior interesse e compreensão de todos os segmentos da comunidade escolar a respeito do mundo olímpico, essencialmente no contexto das práticas corporais.
PROJETO OLIMPÍADAS CHINA 2008
ResponderExcluirRENATO MAIA DOS SANTOS E RODRIGO MENDES COSTA
ESCOLA ESTADUAL MARIA AUGUSTA SILVA ARAÚJO
23˚ SRE – MURIAÉ
CONTEXTUALIZAÇÃO
A escola deve propiciar às crianças de diferentes grupos sociais, o acesso ao saber; tanto no que diz respeito aos conhecimentos da cultura brasileira no âmbito nacional, regional e local, quanto ao internacional. Por isso, desenvolvemos no ano de 2008 o Projeto Olimpíadas da China. Vale destacar que, a nossa escola fica situada na periferia e atende a alunos com grande vulnerabilidade e risco social.
MOTIVAÇÃO PEDAGÓGICA
A prática pedagógica por meio do desenvolvimento de projetos é uma forma de conceber educação, proporcionando autonomia aos alunos na construção e na organização dos conhecimentos de diferentes áreas do saber, por meio da busca de informações significativas para a compreensão, representação e resolução de uma situação-problema, ou seja, o evento esportivo “Olimpíadas da China - 2008”.
CARACTERIZAÇÃO DA PRÁTICA
Proposta educativa realizada em 2008 com os alunos do 6° ao 9° ano do ensino fundamental, de forma interdisciplinar. As etapas de desenvolvimento do projeto foram divididas conforme a seguir:
-A definição do tema no início do ano letivo;
-A explicação detalhada do trabalho (o período - 2° bimestre, as formas de execução – aulas teóricas com o uso de textos, pesquisas, fotos, reportagens, filmes, documentários e aulas práticas com desenhos, colagens, maquetes, danças e esportes);
-O monitoramento – diário de classe e reuniões pedagógicas;
-A culminância foi por meio de exposição artística, cultural e esportiva de particularidades dos jogos olímpicos.
Objetivo Geral:
Apresentar todo o contexto das Olimpíadas de Pequim – China/ 2008.
Objetivo Específico:
Proporcionar aos alunos o conhecimento, a compreensão e a vivência de particularidades dos jogos olímpicos e da cultura do país sede - China.
RESULTADOS OBTIDOS
Maior interesse e compreensão de todos os segmentos da comunidade escolar a respeito do mundo olímpico, essencialmente no contexto das práticas corporais.