Atualmente, uma das tarefas da escola é proporcionar um ambiente escolar saudável que possa contribuir para a formação da identidade de alunos como cidadãos conscientes de suas responsabilidades com o meio ambiente e, capazes de atitudes de proteção, preservação e melhoria em relação à questão ambiental. Por isso, a EEMASA buscou promover no ano de 2011 o Projeto Meio Ambiente, na tentativa de demonstrar aos alunos do 1° ao 9° ano do ensino fundamental uma ampla gama de informações sobre a importância da preservação do meio ambiente e, sua relação com a vida humana, tendo como referências todas as disciplinas do currículo escolar. Porém, coube a disciplina de Educação Física o tema reciclagem. Justificativa: Hoje, a disciplina Educação Física assume um grande papel dentro da escola, tanto no que diz respeito a prática de atividades físicas e esportivas, mas, também, com relação a responsabilidade de divulgar assuntos contemporâneos que aparecem com freqüência na mídia, e, são do maior interesse de todos, como por exemplo a questão ambiental. Objetivo Geral: Demonstrar a importância da preservação do meio ambiente. Objetivos Específicos: Contribuir no processo ensino-aprendizagem dos alunos do 9° ano do ensino fundamental através do tema reciclagem, buscando contemplar principalmente a reciclagem do óleo de cozinha para fazer sabão; Apresentar a relação entre atividades físicas e esportivas e o meio ambiente e a reutilização de sucatas na construção de brinquedos para os jogos e brincadeiras. As etapas de desenvolvimento do projeto foram divididas conforme a seguir: a definição do tema no início do ano letivo, a explicação detalhada do trabalho (dias – específicos para as disciplinas, o período – 1° e 2° bimestre, as formas de execução – aulas teóricas com o uso de textos, pesquisas, fotos, reportagens, filmes, documentários e aulas práticas com armazenamento e controle do óleo entregue pelos alunos da escola, rifa para compra de soda cáustica e, posterior produção do sabão), o controle – diário e através das reuniões pedagógicas, cuja culminância foi por meio de exposição artística e cultural de particularidades do meio ambiente. Conclusão: Maior conscientização dos alunos e da comunidade para as questões ambientais, especialmente os relacionados com o tema da reciclagem.
Atualmente, uma das tarefas da escola é proporcionar um ambiente escolar saudável que possa contribuir para a formação da identidade de alunos como cidadãos conscientes de suas responsabilidades com o meio ambiente e, capazes de atitudes de proteção, preservação e melhoria em relação à questão ambiental. Por isso, a EEMASA buscou promover no ano de 2011 o Projeto Meio Ambiente, na tentativa de demonstrar aos alunos do 1° ao 9° ano do ensino fundamental uma ampla gama de informações sobre a importância da preservação do meio ambiente e, sua relação com a vida humana, tendo como referências todas as disciplinas do currículo escolar. Porém, coube a disciplina de Educação Física o tema reciclagem.
ResponderExcluirJustificativa: Hoje, a disciplina Educação Física assume um grande papel dentro da escola, tanto no que diz respeito a prática de atividades físicas e esportivas, mas, também, com relação a responsabilidade de divulgar assuntos contemporâneos que aparecem com freqüência na mídia, e, são do maior interesse de todos, como por exemplo a questão ambiental.
Objetivo Geral: Demonstrar a importância da preservação do meio ambiente.
Objetivos Específicos: Contribuir no processo ensino-aprendizagem dos alunos do 9° ano do ensino fundamental através do tema reciclagem, buscando contemplar principalmente a reciclagem do óleo de cozinha para fazer sabão; Apresentar a relação entre atividades físicas e esportivas e o meio ambiente e a reutilização de sucatas na construção de brinquedos para os jogos e brincadeiras.
As etapas de desenvolvimento do projeto foram divididas conforme a seguir: a definição do tema no início do ano letivo, a explicação detalhada do trabalho (dias – específicos para as disciplinas, o período – 1° e 2° bimestre, as formas de execução – aulas teóricas com o uso de textos, pesquisas, fotos, reportagens, filmes, documentários e aulas práticas com armazenamento e controle do óleo entregue pelos alunos da escola, rifa para compra de soda cáustica e, posterior produção do sabão), o controle – diário e através das reuniões pedagógicas, cuja culminância foi por meio de exposição artística e cultural de particularidades do meio ambiente.
Conclusão: Maior conscientização dos alunos e da comunidade para as questões ambientais, especialmente os relacionados com o tema da reciclagem.