Publicações

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

OFICINA DE FORMAÇÃO CIDADÃ - Bullying e Cyberbullying























Um comentário:

  1. Prática pedagógica da ética na escola. A diversidade,o bullying e o cyberbullying na Educação Física

    La práctica pedagógica de la ética en la escuela. La diversidad, el bullying y el cyberbullying en la Educación Física

    Pedagogical practice of ethics in school. Diversity, bullying and cyberbullying in Physical Education



    Licenciatura Plena e Bacharel em Educação Física – Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
    Aperfeiçoamento em Proposta Curricular e Metodologias na Educação Integral – Universidade Federal
    de Viçosa (UFV). Pós-Graduação em Treinamento Desportivo – (UFV)
    Pós-Graduação em Atividades Motoras para Promoção da Saúde e Qualidade de Vida – Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
    Pós-Graduação em Atividade Física e Saúde – Universidade Federal do Paraná (UFPR)
    Mestrado em Ciências da Educação Física, Esporte e Recreação – Universidade de Matanzas (UCCFD)
    Rodrigo Mendes Costa
    rodrigo.m.c10@gmail.com
    (Brasil)






    Resumo
    O presente trabalho visa relatar uma prática pedagógica sobre a ética, com ênfase na diversidade, no bullying e no cyberbullying, na Escola Estadual Maria Augusta Silva Araújo, da cidade de Muriaé - MG, particularmente desenvolvido com os alunos do 6° ao 9°ano do Ensino Fundamental, do Projeto de Educação em Tempo Integral, durante o mês de agosto de 2013. O objetivo foi relatar as principais questões éticas da convivência humana e, especificamente mostrar os fatores associados à diversidade, assim como, citar e relacionar os conhecimentos direcionados as atitudes, as condutas e aos comportamentos adequados para uma vida cidadã.
    Unitermos: Ética. Diversidade. Bullying. Cyberbullying. Educação Física Escolar.

    Abstract
    This paper describes a pedagogical practice about ethics, with an emphasis on diversity, bullying and cyberbullying in the State School Maria Augusta Silva Araújo, in the city of Muriaé, MG, Brazil, developed with students from the 6th to the 9th year of elementary school from the Full Time Education Project (Projeto de Educação em Tempo Integral), during the month of August 2013. The objective was to report the main ethical issues of human society and, specifically, to show the factors associated with diversity, as well as name and relate the knowledge related to attitudes and appropriate behavior for a responsible citizen life.
    Keywords: Ethics. Diversity. Bullying. Cyberbullying. School physical education.

    Trabalho desenvolvido na oficina de formação cidadã – temas transversais do Projeto de Educação em Tempo Integral

    Recepção: 02/03/2015 - Aceitação: 09/04/2015


    EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 20, Nº 203, Abril de 2015. http://www.efdeportes.com/

    ResponderExcluir