Publicações

sábado, 13 de julho de 2013

OFICINA DE ESPORTE - Frescobol 2013

DEFINIÇÃO
HISTÓRIA
REGRAS
OBJETIVO
OBJETOS-Materiais
CURIOSIDADES-Equipe de Atletas, Estilos, Categorias, Modalidades e Contexto Social.
IMAGENS
VÍDEOS
INCLUSÃO NO ESPORTE
LESÕES NO ESPORTE

Atividades recreativas para o aprendizado do Frescobol.
Materiais: Bolas de papel e Tampas de pote de plástico.































Atividades recreativas desenvolvidas com o professor para o aprendizado do Frescobol.
Materiais: Bolas de borracha e Raquetes de Madeira.















































































Competição de Frescobol












Um comentário:

  1. RELATO DE EXPERIÊNCIA

    OS ESPORTES DE RAQUETES NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA

    Rodrigo Mendes Costa

    RESUMO
    O presente trabalho visa relatar a experiência desenvolvida com os esportes de raquetes na Escola Estadual Maria Augusta Silva Araújo, na cidade de Muriaé, estado de Minas Gerais, especificamente aplicada para os alunos do Projeto Educação de Tempo Integral, cursando o 6° ao 9° anos do ensino fundamental, de ambos os sexos, com idades entre 11 e 14 anos, entre os meses de junho e setembro de 2013. O projeto teve a intenção de despertar os alunos para a prática de atividades físicas e esportivas, a partir das modalidades de jogos e esportes de raquetes, em especial do tênis de campo, tênis de mesa, badminton, frescobol e squash, buscando favorecer a melhoria das competências motoras, cognitivas e afetivas sociais no cotidiano cultural formal e informal dos alunos. Todas as atividades foram desenvolvidas de forma teórica e prática na sala de aula e na quadra da escola, dentro da oficina de esportes. O monitoramento ocorreu através do diário de classe, do caderno do módulo II e das reuniões pedagógicas. As referidas atividades foram executadas pelo professor da disciplina de Educação Física por meio de observações e intervenções. O processo avaliativo foi pautado em princípios que evidenciaram claramente a elevação dos níveis de conhecimento sobre as modalidades, as habilidades motoras e a convivência entre os alunos, por meio da diversidade de brincadeiras e jogos de rebater.

    Palavras-chave: Tênis de Campo. Tênis de Mesa. Badminton. Frescobol. Squash. Educação Física.

    RACKET SPORTS IN SCHOOL PHYSICAL EDUCATION: ACCOUNT OF AN EXPERIMENT

    ABSTRACT

    This paper describes the experience developed with the racquet sports in the Maria Augusta Silva Araújo State School, in the city of Muriaé, state of Minas Gerais, specifically applied to the students of the Full Time Education Project, attending the 6th to the 9th grades, of both sexes, aged between 11 and 14 years old, between June and September 2013. The project was intended to awaken students to the practice of physical and sports activities, building on the kinds of games and racket sports, particularly tennis played in grass courts, table tennis, badminton, matkot and squash, seeking to encourage the improvement of motor, cognitive and social-affective skills in the formal and informal cultural daily lives of the students. All activities were developed in a theoretical and practical way in the classroom and on the school court, as part of the sports workshop. Monitoring took place through the class diary, the Module II notebook and pedagogical meetings. The activities were performed by a physical education teacher through observations and interventions. The evaluation process was guided by principles that clearly showed an increase in the level of knowledge about the procedures, motor skills and coexistence between students, through the diversity of games and racket games.

    Key-words: Grass court tennis. Table tennis. Badminton. Matkot. Squash. Physical Education.

    Trabalho final do Curso de Aperfeiçoamento em Proposta Curricular e Metodologias na Educação Integral, promovido pela UFV – Universidade Federal de Viçosa - MG, de 13 de setembro de 2013 a 15 de março de 2014.
    Trabalho apresentado na forma de pôster no Fórum: Escola de Tempo Integral – experiências da Zona da Mata Norte de Minas Gerais, promovido pela UFV – Universidade Federal de Viçosa - MG, no dia 15 de março de 2014.

    REVISTA MINEIRA DE EDUCAÇÃO FÍSICA, v.23, n.3, p. 148-160, 2015.

    ResponderExcluir