Publicações

segunda-feira, 3 de setembro de 2018

XVII CONGRESSO DE CIÊNCIAS DO DESPORTO E DE EDUCAÇÃO FÍSICA DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA

XVII CONGRESSO DE CIÊNCIAS DO DESPORTO E DE EDUCAÇÃO FÍSICA DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA



RECICLAESGRIMA: UM POR TODOS E TODOS PELO PLANETA

Rodrigo Mendes Costa 11
Léa Maria Pereira 22
Regiane Fonseca 33
Rodrigo Mendes Costa 44 (orientador)

1 EEMASA, Muriaé, MG, Brasil, rodrigo.m.c10@gmail.com
2 EEMASA - Escola Estadual Maria Augusta Silva Araújo, Muriaé, MG, Brasil.
3 EEMASA - Escola Estadual Maria Augusta Silva Araújo, Muriaé, MG, Brasil.
4 EEJB - Escola Estadual José Bonifácio, Patrocínio do Muriaé, MG, Brasil.


Introdução: Defende-se o tema Lutas como importante conteúdo a ser tratado nas aulas de Educação Física, abordando-se as suas dimensões conceitual, procedimental e atitudinal (DARIDO, 2011). Objetivos: Propiciar aos alunos o aperfeiçoamento das habilidades de ler, interpretar e escrever, através da vida e das obras do autor e cartunista Maurício de Sousa, em especial à Turma da Mônica, o Meio Ambiente, a Pluralidade Cultural e as Lutas, bem como Conhecer o autor, as suas obras e os gêneros textuais; Desenvolver o hábito da leitura, da escrita e as habilidades motoras; Vivenciar a interdisciplinaridade por meio de atividades lúdicas que contemplem a reciclagem, o folclore e a esgrima; Favorecer as relações sociais por meio de apresentações em atividades artísticas, culturais, sociais e esportivas. Metodologia: As atividades foram desenvolvidas na sala de aula, na biblioteca, no laboratório de informática, na área externa, na quadra da escola, na praça e nas ruas do bairro, nos meses de abril, junho, agosto e setembro de 2015, durante as aulas de Regência e de Educação Física, com os alunos do 4° ano, turma única, de ambos os sexos, com idades entre 9 e 10 anos. Assim, enumeramos os seguintes procedimentos metodológicos parte I do Projeto de Leitura: 1°- Apresentação teórica sobre a vida e a obra do autor e cartunista Maurício de Sousa, sobre a Reciclagem, sobre o Folclore e sobre a Esgrima; 2°- Realização prática de diferentes atividades lúdicas e educativas no contexto da leitura, escrita, brinquedos, brincadeiras, passeios e visitas. Resultados: Ao trabalhar o conteúdo lutas, através da esgrima, percebemos a envolvente cobertura dos alunos nas atividades lúdicas, sobretudo animados nas brincadeiras recreativas de velocidade de reação com o implemento espada, bem como o progresso das relações humanas nas variadas possibilidades de aprendizagem do esporte. Conclusão: Verificamos um maior entendimento dos alunos no tocante ao autor e sua obra; bem como uma extensão dos domínios da leitura, da escrita e dos gêneros textuais, além da melhoria dos aspetos conceituais, atitudinais e procedimentais referentes à reciclagem, ao folclore e a Luta Esgrima.

Palavras - chave: Leitura, Escrita, Folclore, Reciclagem, Esgrima.





TAEKWONDO – O CAMINHO DOS PÉS E DAS MÃOS NA BUSCA DA IGUALDADE RACIAL

Larah Helena Veggi de Andrade 11
Rodrigo Mendes Costa 22
Emerson Freitas 33
Matheus Marge 44
Rodrigo Mendes Costa 55 (orientador)

1 E. E. José Bonifácio, Patrocínio do Muriaé, MG, Brasil, lalaveggi@hotmail.com
2 EEMASA - Escola Estadual Maria Augusta Silva Araújo, Muriaé, MG, Brasil.
3 EEEOF - Escola Estadual Engenheiro Orlando Flores, Muriaé, MG, Brasil.
4 EEJABS - Escola Estadual João Alves Bittencourt Sobrinho, Muriaé, MG, Brasil.
5EEJB - Escola Estadual José Bonifácio, Patrocínio do Muriaé, MG, Brasil.

Introdução: De acordo com Rufino (2012), as terminologias Lutas, Artes Marciais e Modalidades Esportivas de Combate, representam o universo que é envolto por múltiplos significados e contextos plurais dessa temática da cultura corporal. Objetivos: Desenvolver nos alunos as habilidades de ler, escrever e coordenativas motoras, através dos temas diversidade, convivência, igualdade racial e do esporte de combate Taekwondo, bem como Discutir a literatura afro-brasileira e africana; Adquirir o hábito da leitura, da escrita e das habilidades motoras; Demonstrar a interdisciplinaridade através de atividades lúdicas; Consolidar as relações sociais, por meio de apresentações, participações culturais, artísticas e esportivas. Metodologia: As atividades foram desenvolvidas nos meses de outubro, novembro e dezembro de 2015, na sala de aula, na biblioteca e na quadra da escola, com os alunos do 4° ano, de ambos os sexos, com idades entre 9 e 10 anos. Assim, segue os seguintes procedimentos metodológicos da parte II do Projeto de Leitura: 1° - Abertura do Projeto de Leitura sobre a vida e a obra do autor e cartunista Maurício de Sousa. 2°-Apresentação de um vídeo educativo da Turma da Mônica sobre a ética, a cidadania, os direitos e os deveres da criança e do adolescente – Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). 3°-Realização teórica e prática de diferentes atividades de leitura, escrita, vídeos, filme, 49 livros, passatempo, visitas, jogos, brincadeiras, brinquedos, lutas, em particular o Taekwondo. Resultados: Ao trabalhar o conteúdo Taekwondo, percebemos a excelente abrangência dos alunos nas atividades, sobretudo nas brincadeiras recreativas de velocidade de reação, de forma bastante lúdica, bem como o avanço das relações individuais e coletivas nas distintas possibilidades de aprendizagem do esporte. Conclusão: Observamos as melhorias dos hábitos de leitura e escrita, através de atividades motoras lúdicas, conforme a cultura afro-brasileira, africana e oriental no contexto da Luta Taekwondo, onde os alunos puderam consolidar novas conquistas cognitivas, sociais, afetivas e motoras para uma vida mais pacífica, ética, justa e cidadã.

Palavras - chave: Leitura, Escrita, Maurício de Sousa, Pluralidade, Taekwondo.





A MAGIA DA GINÁSTICA NA ESCOLA EM 3G

Emerson Freitas 11
Rodrigo Mendes Costa 22
Larah Helena Veggi de Andrade 33
Matheus Marge 44
Rodrigo Mendes Costa 55 (orientador)


1 E. E. Engenheiro Orlando Flores, Muriaé, MG, Brasil, epfinf@yahoo.com.br
2 EEMASA - Escola Estadual Maria Augusta Silva Araújo, Muriaé, MG, Brasil.
3 EEJB - Escola Estadual José Bonifácio, Patrocínio do Muriaé, MG, Brasil.
4 EEJABS - Escola Estadual João Alves Bittencourt Sobrinho, Muriaé, MG, Brasil.
5 EEJB - Escola Estadual José Bonifácio, Patrocínio do Muriaé, MG, Brasil.

Introdução: De acordo com Awad (2010) a ginástica no âmbito escolar oportuniza ao educando desenvolver habilidades motoras básicas da cultura corporal encontradas nas brincadeiras e nos jogos infantis, favorecendo a possibilidade de maiores vivências motoras. Objetivos: Identificar as características dos diversos tipos de ginástica, bem como Distinguir os conceitos das diferentes formas de ginástica; Citar e vivenciar as modalidades de ginástica na atualidade e Estabelecer uma prática desportiva que atenda a educação física da escola e os interesses dos alunos. Metodologia: As atividades foram desenvolvidas na sala de aula e na quadra da escola, com os alunos do Projeto de Educação em Tempo Integral, de ambos os sexos, com idades entre 8 e 11 anos. Assim, foram adotados os seguintes procedimentos metodológicos: 1 - Ilustrar questões teóricas relacionadas à Ginástica Artística, a Ginástica Rítmica e a Ginástica de Trampolim, como por exemplo: História, origem, evolução, regras, elementos técnicos, inclusão, materiais, perigos, cuidados e curiosidades; 2 - Desenvolver atividades de completar, ligar, colorir, recortar e colar no contexto da ginástica (passatempos da Turma da Mônica); 3 - Usar vídeos educativos sobre os tipos de ginástica (afp.com); 4 - Praticar os elementos da ginástica de forma recreativa e participativa; 5 – Organizar espaços para a troca de experiências entre os alunos. Os materiais utilizados foram: Notebook, data-show, caixas acústicas, tela, quadro branco, som, Cd, DVD, máquina digital, papel A4, lápis preto, lápis de cor, bolas de plástico, cordas, arcos (bambolês), bambu, fitas, barbante, clips, trave do gol, cadeiras, cavalete de madeira, cones, colchonetes e mini trampolim. Resultados: Percebemos grande participação dos alunos individual e coletivamente nas atividades recreativas, particularmente nas práticas de ginástica rítmica com o elemento fita, bem como as múltiplas possibilidades de aprendizagem. Conclusão: Foi possível visualizar e reconhecer novas aprendizagens e vivências motoras por parte dos alunos, através de atividades lúdicas e educativas de diferentes tipos de ginásticas.

Palavras - chave: Escola, Ginástica Artística, G. Rítmica, Ginástica de Trampolim.