Publicações

terça-feira, 9 de setembro de 2014

PROETI 6° AO 9° ANO - A BOA CONVIVÊNCIA NO FUTEBOL

A BOA CONVIVÊNCIA NO FUTEBOL

RENATO MAIA DOS SANTOS E RODRIGO MENDES COSTA
ESCOLA ESTADUAL MARIA AUGUSTA SILVA ARAÚJO
23° SRE – MURIAÉ - MG

CONTEXTUALIZAÇÃO

Assim como os jogos e as brincadeiras de predominância corporal, os jogos eletrônicos podem desenvolver capacidades interessantes e novas, mesmo em uma realidade escolar de periferia como a nossa, onde  a maioria dos alunos apresentam grande vulnerabilidade e riscos sociais. Os jogos de videogames, também, podem contribuir para a inteligência e para uma nova forma de convivência de crianças e adolescentes, além de servir  como uma nova modalidade esportiva, através de campeonatos.

MOTIVAÇÃO PEDAGÓGICA

A concretização de práticas educativas pautadas no exercício da convivência escolar e social pacífica, tem sido alvo de preocupação e tema de debate. Nossa escola tem buscado alternativas pedagógicas, como por exemplo, o desenvolvimento do  projeto com foco na disciplina escolar.

CARACTERIZAÇÃO DA PRÁTICA

As atividades foram desenvolvidas nos meses de março e abril de 2014, na escola, com os alunos dos 6°, 7°, 8° e 9° anos do ensino fundamental , do sexo masculino, e  seguiram os seguintes procedimentos metodológicos:
1-Divulgação da COPA  XBOX  MASA  FIFA  2014;   2-Apresentação dos critérios de participação; 3-Informação sobre a inscrição e o regulamento (condutas e a forma de disputa); 4-Sorteio dos jogos; 5-Organização da tabela de jogos; 6-Definição das datas e horários dos jogos; 7-Realização dos jogos e 8- Premiação  final.

  Objetivo Geral:

  Proporcionar aos alunos a prática recreativa e competitiva de jogos de futebol de campo  em ambiente virtual.

  Objetivos Específicos:

  -Conhecer e identificar as principais técnicas, táticas e regras do jogo de futebol de campo virtual;
  -Aprender e desenvolver atitudes positivas em relação ao contexto do jogo de  futebol de campo (FAIR PLAY).

RESULTADOS OBTIDOS

Foi possivel constatar, ao final do campeonato, um aprimoramento a respeito do jogo de futebol; bem como observar, a participação positiva dos alunos, a melhoria dos níveis  de aprendizagem e o desenvolvimento de atitudes favoráveis  à  boa  convivência.



















PROETI 6° AO 9° ANO - O FUTEBOL DE FORMA LÚDICA

O  FUTEBOL DE FORMA LÚDICA

RODRIGO MENDES COSTA
ESCOLA ESTADUAL MARIA AUGUSTA SILVA ARAÚJO
23° SRE – MURIAÉ - MG

CONTEXTUALIZAÇÃO

A pratica lúdica é um momento de prazer entre as crianças. Segundo Brougère (1997), no universo lúdico tudo pode divertir e ser divertido, transforma-se em brinquedo ou brincadeira. Para Ferreira e Valdéz (2005), através do ato de brincar, a criança pode satisfazer o seu desejo de ordem afetiva relacionada à estima.  Na periferia, como a que a escola está inserida, esse tipo de atividade recreativa, pode ser inserida para fortalecer o desenvolvimento afetivo-social entre as crianças.

MOTIVAÇÃO PEDAGÓGICA

Buscar o desenvolvimento integral dos alunos ̶ pautado nos documentos escolares, e previsto no planejamento de Educação Física  ̶  aliado à proximidade de realização da Copa do Mundo de Futebol  no  Brasil.

CARACTERIZAÇÃO DA PRÁTICA

As atividades foram desenvolvidas na sala de aula, biblioteca e quadra da escola, nos meses de  outubro e novembro de 2013, na oficina de recreação e lazer – jogos lúdicos e educativos (Jogo de prego, jogos de totó, jogos de botão e jogo de videogame-futebol), com os alunos do Projeto Educação de Tempo Integral , 6° a 9° ano , de ambos os sexos, com idades entre 11 e 14 anos. Assim, foram adotados os seguintes procedimentos metodológicos:
1°-Apresentação teórica sobre a história, origem, evolução, limites e possibilidades de se brincar de futebol;
2°-Realização prática dos diferentes tipos de brinquedos, jogos e brincadeiras de futebol.

  Objetivo Geral:

  Trabalhar o futebol de forma recreativa através de brinquedos, jogos e brincadeiras infantis.

  Objetivos Específicos:

  -Apresentar  aos alunos diferentes formas de se brincar de futebol;
   -Promover a  alegria, a diversão e o entretenimento;
  -Desenvolver a integração, a interação e a socialização.

RESULTADOS OBTIDOS

Foi possível constatar, ao final, um maior envolvimento dos alunos nas atividades recreativas. Isso  demonstra uma elevação dos níveis de satisfação, felicidade e compreensão de outras formas de se brincar de futebol.









PROETI 6° AO 9° ANO - OS JOGOS DE BOLA COM OS PÉS

OS JOGOS DE BOLA COM OS PÉS

RODRIGO MENDES COSTA
ESCOLA ESTADUAL MARIA AUGUSTA SILVA ARAÚJO
23° SRE – MURIAÉ - MG

CONTEXTUALIZAÇÃO

Segundo Freire (2011), os brasileiros aprenderam futebol praticando quatro brincadeiras, que  aparecem em diferentes regiões com  diferentes nomes, como: bobinho, controle, repetida e pelada. Na periferia, como a que a escola está inserida, esses tipos de jogos são bastante frequentes entre as crianças, os adolescentes e os adultos.

MOTIVAÇÃO PEDAGÓGICA

Buscar o desenvolvimento integral dos alunos ̶ pautado nos documentos escolares, e previsto no planejamento de educação física  ̶  aliado à proximidade de realização da Copa do Mundo de Futebol  no  Brasil.

CARACTERIZAÇÃO DA PRÁTICA

As atividades foram desenvolvidas exclusivamente na quadra da escola, devido à violência no bairro e o horário de verão (calor), nos meses de  outubro e novembro de 2013, dentro da oficina de esporte - futebol de campo, com os alunos do Projeto Educação de Tempo Integral , 6° a 9° ano , de ambos os sexos, com idades entre 11 e 14 anos, e seguiram os seguintes procedimentos metodológicos:
1°-Apresentação teórica sobre a história e a evolução do futebol;
2°-Realização prática dos diferentes tipos de jogos com bola, como, por exemplo: embaixadinha, controle, bobinho, ataque alto, rebatida  (duplinha), tira tira, artilheirinho, três toques, golzinho, futpar, pique bola, futevolei e pelada.

  Objetivo Geral:

  Trabalhar uma variedade de jogos de bola com os pés.

  Objetivos Específicos:

  -Compreender as características inerentes a cada jogo (cooperação e /ou competição);
 -Evidenciar as semelhanças e as diferenças entre os jogos  (objetivos, regras e fundamentos);
  -Desenvolver as habilidades motoras, os fundamentos  técnicos e táticos,  através dos jogos.

RESULTADOS OBTIDOS

Foi possivel constatar, ao final das atividades, um maior conhecimento/ entendimento dos alunos a respeito dos jogos de bola e observar a melhoria dos níveis de habilidades motoras.

Embaixadinha
Ataque Alto
Controle
Bobinho
Tira Tira
Gol a Gol
Repetida, Rebatida ou Duplinha
Repetida, Rebatida ou Duplinha
Repetida, Rebatida ou Duplinha
Três Toques
Três Toques
Pique Bola
Pique Bola
Artilheirinho
Futpar
Futpar
Futpar
Futpar
Futpar
Futpar
Golzinho
Golzinho
Futvolêi
Futvolêi
Futvolêi
Pelada
Pelada
Pelada
Pelada
Equipe PROETI